Medo: Domando os monstros internos

Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação que percebemos como perigo ou a ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém e por fazer com que o cérebro ative involuntariamente, uma série de compostos químicos.

Pode perceber que o medo é a maneira de sua mente tentar protegê-lo de ameaças em potencial, mas nem tudo é uma ameaça real.

Muitas vezes o medo impede que nós tomemos medidas para conseguir as coisas que queremos, agindo como uma barreira entre nós e nossos objetivos.

Podemos entender o medo como sentimento de insegurança em relação a uma pessoa, uma situação ou um objeto. Medo é pessoal, o que assusta um pode ser indiferente do outro.

Existem algumas formas de ter o medo como parte saudável na nossa vida.

Através do Autoconhecimento podemos identificar a origem de nossos medos buscando o motivo ou se ele faz parte da nossa história.

Reconhecer e aceitar que o medo é uma emoção natural e que todos experienciam momentos de medo esse reconhecimento ameniza a sensação.

Práticas de relaxamento como a meditação, respirações profundas também podem auxiliar na redução da ansiedade deixando um espaço mental para lidar com o medo de forma natural.

A exposição gradativa ao medo, pode ajudar a dessensibilizar a resposta cerebral e fortalecer a confiança.

Ceder a esse sentimento fará com que você recue sempre diante de novos desafios, transforme o medo de um inimigo paralisante em um aliado que nos impulsiona a superar esses desafios.

Eu posso te ajudar nesse processo.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe seu comentário

2 comentários em “Medo: Domando os monstros internos”

Deixe um comentário

“As nossas decisões e ações têm um peso.”