Inteligência emocional, para que serve?

A inteligência emocional é uma das principais chaves para alcançarmos seus objetivos.

Existem vários tipos de inteligência mas saber usar a emocional e fazer a integração da emoção com a razão trará um resultado incrível, tanto no trabalho quando na vida pessoal. Um dos benefícios na área profissional é a facilidade de se conectar com as pessoas de uma forma mais fácil e empática, o aumento de produtividade pois tem mais equilíbrio para cada situação inclusive facilitando a tomada de decisões e isso serve também para vida pessoal.

A comunicação é a base fundamental para o sucesso nos relacionamentos e saber se comunicar com empatia é o melhor que podemos oferecer pois nos conectamos a real situação da pessoa, qual é a necessidade dela com mais clareza do que ela espera, sente e precisa.

O que é inteligência emocional?

De acordo com Daniel Goleman, psicólogo e pesquisador dedicado ao conceito de inteligência emocional: “é a capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e gerirmos os impulsos dentro de nós e em nossos relacionamentos. ”

Sua tese é de que todas as emoções são prioritárias para a manutenção da vida, com a consciência de que não podemos controlar o que sentimos, mas sim escolher o que fazer com os nossos sentimentos. Além disso, Goleman defende que a inteligência emocional pode ser aprendida e desenvolvida, incorporando exercícios cotidianos, como treinos em uma academia, porém voltados aos músculos mentais.

Existem alguns pilares que compõe a Inteligência Emocional

·        Autoconhecimento

·        Empatia

·        Comunicação

·        Relacionamento

Autoconhecimento, retrata a consciência das suas crenças, medos, suas fraquezas e fortalezas, seu humor, ou seja, a forma como se comporta na vida.  Quando tem o controle das emoções e consciência de tudo isso consegue tornar a vida mais produtiva e saudável.

Empatia, quando você adquire o autoconhecimento fica mais fácil ter empatia, no entanto se a pessoa tiver uma boa sensibilidade e o foco no outro ele poderá também exercer a empatia. Como citei acima a empatia é se conectar verdadeiramente com o outro e entender a real necessidade e os sentimentos dele.

Comunicação, saber se comunicar é uma arte, não é apenas saber falar, mas também saber ouvir, transmitir através de gestos porque o corpo também precisa estar congruente ás palavras. A comunicação é a arte de se conectar.

Relacionamento, pelo fato de saber se comunicar, ter autoconhecimento, empatia é praticamente um pacote completo para construir um bom relacionamento. Com a estrutura da inteligência emocional é construída a confiança e respeito aos seus pares, depende apenas do seu objetivo para construir e cultivar bons relacionamentos.

Em meio ao cenário atual a importância do desenvolvimento da inteligência emocional é uma prioridade para os negócios.

O profissional tem muita dificuldade em lidar com pessoas e em ter flexibilidade necessária para os desafios do dia a dia.

O que fazer então?

Precisa de dedicação e foco para desenvolver a inteligência emocional. Existem algumas práticas que auxiliam o autodesenvolvimento, mas precisam ser feitas com frequência.

  • A inteligência emocional está relacionada com o treino mental, porque a mente é quem comanda tudo o que fazemos. Comece a fazer uma análise dos seus pensamentos e verifique se são mais positivos ou negativos. Depois faça o possível para direciona-los para o positivo sempre que perceber que não está.

  • Use a pausa praticando uma respiração longa e profunda, isso fara com que as reações não sejam impulsivas.

  • Procure sempre ouvir mais do que falar, você pode aprender muito com isso e sua comunicação poderá se tornar mais assertiva.

  • Preste atenção na linguagem corporal, ela diz muito sobre a pessoa e sobre você também.

  • Faça uma análise crítica sobre o seu dia e perceba o que foi bom ou ruim e porquê? O que poderia ser diferente?  Desta forma formará novas oportunidades para o futuro.

Não precisa fazer tudo de uma vez pois é um grande desafio, mas programe-se e se desenvolva um passo de cada vez. O desenvolvimento da inteligência emocional, não é fácil nem rápida, mais será a melhor forma de lidar com as situações do seu dia a dia.

A escolha sempre será sua, mas eu posso te ajudar.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe seu comentário

4 comentários em “Inteligência emocional, para que serve?”

Deixe um comentário

“As nossas decisões e ações têm um peso.”