Algumas possibilidades da causa da obesidade, assim, como em outras situações, que podem causar uma compulsão alimentar, podem ter suas raízes, também, em problemas emocionais e nos relacionamentos. É muito comum, as pessoas terem medo de se relacionar, principalmente, hoje em dia, com o excesso de tecnologia e uma rotina estressante, que faz com que as pessoas se afastem muito do contato pessoal e, com isso, tem cada dia mais receio e medo de uma relação, inclusive sexualmente.
Às vezes uma pessoa pode estar em um relacionamento e acaba ganhando peso para que se proteja de possíveis assédios e não caia em uma traição ou para evitar o ciúme do marido. Pode ser uma forma de defesa no casamento.
Há casos em que pessoas com dificuldades de relacionarem-se sexualmente e utilizam a gordura e o ganho de peso para afastarem seu próprio interesse por um companheiro. De alguma forma a pessoa tem vergonha de chamar atenção e não consegue por limites às conquistas e pode até ter medo de sentir-se vulgar.
Por mais intrigante que possa ser existe também o apego a autoimagem de obeso e muitas pessoas acabam sendo conhecidas como “o gordinho” ou “a gordinha” e apegam-se a este conceito de si próprio, ignorando qualquer pensamento de mudança com relação à sua forma física e sua saúde. Por exemplo: Jô Soares, que sempre foi conhecido como “O Gordo”.
Temos uma cultura onde antigamente o gordo era sinônimo de riqueza, fartura, força, que era uma imagem que muitos reis valorizavam e ainda hoje há alguns países que valorizam essa idéia. A questão é que não importa qual a causa em muitas situações a comida é vista como algo extremamente prazeroso suprindo uma série de eventos e emoções.
Quem normalmente gosta muito de comer como uma válvula de escape, geralmente não gosta de fazer atividades físicas, pois vê como um sofrimento e acaba sendo o oposto ao que vem suprindo.
Há inúmeros motivos para a compulsão alimentar. Faça o teste e veja se você tem algumas dessas tendências emocionais. De uma nota de 1 a 5, o quanto a situação é forte para você:
( ) Crença familiar de que estar gordinho é mais bonito;
( ) Comer para agradar os pais;
( ) Medo ou falta de se relacionar;
( ) Distúrbios sexuais;
( ) Não deixar o parceiro com ciúmes;
( ) Gosta da auto imagem de gordo;
( ) Medo de inveja dos amigos.
Quanto maior sua pontuação maior a conexão entre suas emoções e a compulsão alimentar. Identifique essas emoções e mude suas crenças e seu padrão emocional com pensamentos de autoestima, saúde, vigor e beleza.
Essas são algumas dicas que podem ajudar você a perceber alguns bloqueios onde um desenvolvimento pessoal de Coaching pode ajudar você a progredir em seu processo de emagrecimento e autoconhecimento, proporcionando melhorias em seu corpo e mente.
Sucesso a todos!