A autocrítica é positiva ou não?

Vamos entender a autocrítica, ela é uma característica de uma pessoa de reconhecer os erros e acertos, ter consciência parcial ou total de suas qualidades e defeitos.

O problema é quando a autocrítica está potencializada passa a fazer o papel da auto sabotagem, porque se você é tão critico a ponto de ser perfeccionista, tem mais dificuldade para conseguir realizar seus objetivos e rotinas pois naturalmente você espera que suas ações sejam feitas com alto nível de exigência e perfeccionismo por isso é muito desafiante chegar a realização.  Neste caso a autocritica se torna a força contrária ao seu objetivo.

O inverso também é ruim, pois se você não tem nenhuma autocrítica acaba fazendo coisas mal feitas comprometendo sua capacidade de entrega e realização, em algumas situações você adota atitudes que beiram o papel ridículo.

Muitas pessoas acabam incentivando esse tipo de comportamento, não porque valorizam, mas sim que acabam se divertindo com este tipo de situação.

O que é o ideal então?

O ideal acaba sendo sempre o caminho do meio, é ter uma dose de autocrítica que seja suficiente para você fazer bem feito sem que te impeça de fazer ou de começar a fazer algo.

Você passa a ter uma percepção real das suas fortalezas e fraquezas usando-as da melhor forma possível.

Quando conhece seus potenciais aproveita melhor eles e o que tiver dificuldade busca ajuda externa, assim você poderá ter um resultado mais positivo na realização do seu objetivo.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

“As nossas decisões e ações têm um peso.”