Grande parte das pessoas que tem celular hoje vivem uma vida muito exposta aos olhos dos outros. As redes sociais e os aplicativos permitem a criação de uma nova realidade, a virtual. O mais louco é que não só convencemos os outros de que aquela é mesmo a nossa realidade, como tendemos a acreditar nisso também. Nos vendemos como produtos e com uma imagem muito bem maquiada de nossas vidas. “Parecem” perfeitas, só parecem o problema é que essa falsa perfeição parece bastar.
Os sábios diziam: “O pior mentiroso é aquele que acredita na própria mentira”. Hoje somos o que inventamos. Fotos retocadas de nossos rostos e corpos. Fotos bonitas de lugares, comidas, bebidas… O ideal de perfeição finalmente alcançado. Isso é incrivelmente sedutor, pois, as pessoas não conseguem mais tirar os olhos das telas.
Se observarmos podemos ver que as pessoas não conversam mais, mal se olham, o olhar está sempre para baixo no celular, seja em sala de espera de consultório médico, ou saguão, no ponto do ônibus, saída para o restaurante, reunião com amigos, outrora preenchida com vozes animadas podendo sempre conhecer pessoas diferentes e ouvir histórias diferentes, conversas que aliviavam a ansiedade de um dia exaustivo ou preocupações, mas hoje as pessoas permanecem num silêncio mortal.
As redes sociais invertem os mundos, aproximam os que estão distantes e distanciam os que estão próximos. E distraem… ocupando as pessoas com atitudes como fotografar e filmar, rolar a tela compulsivamente bisbilhotando a vida alheia, deixando de aproveitar os momentos de uma forma mais real e profunda. A grande preocupação é a de construir e divulgar uma imagem perfeita de nós mesmos, esquecendo de quem realmente somos.
1 comentário em “Impacto das Redes Sociais”
é um bom questionamento do verdadeiro tempo dedicado as redes pelos usuarios normais digamos assim