A diferença entre ser vítima e ter uma postura vitimista

Todos nós, em algum momento, podemos ser vítimas de situações inesperadas. Por exemplo, alguém pode ser vítima de um acidente, uma situação sobre a qual não tem controle. Isso acontece sem que possamos evitar.

Já o vitimismo é um estado de espírito, uma mentalidade que adotamos. Quando alguém age de forma vitimista, coloca tanto o sucesso como o fracasso pessoal estivesse sempre nas mãos dos outros, nunca nas suas.

Quer um exemplo? Você já deve ter ouvido ou em algum momento pensado:

  • “Fulano tem mais sorte do que eu.” – Uma postura de vitimismo. Em vez disso, você pode se perguntar: O que eu posso fazer para melhorar minha sorte? Como posso me esforçar mais ou explorar novas oportunidades?

  • “Não tenho um emprego como o de fulano.” – Uma postura vitimista se queixaria da falta de sorte. Mas alguém comprometido diria: Como posso me preparar melhor, buscar novas oportunidades e me desenvolver?

A grande diferença entre ser vítima e ser vitimista está na responsabilidade que assumimos pela nossa vida pelas nossas escolhas e pelas nossas ações. Afinal, é nossa escolha se vamos ficar presos nesse papel ou se vamos buscar novos caminhos e ações.

Ter uma mentalidade de crescimento não significa ignorar dificuldades, mas sim fazer as perguntas certas e tomar as melhores decisões. Deixar de lado as desculpas é o primeiro passo para se libertar do vitimismo e construir uma jornada de evolução, com o trabalho de autoconhecimento você cria consciência da sua mentalidade e do que bloqueia sua vida impedindo que conquiste seus objetivos.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

“As nossas decisões e ações têm um peso.”