Empresário ou empreendedor

O trabalhador que deseja virar empresário, normalmente quer montar um negócio com um produto já existente, isso porque, ele se baseia em referências conhecidas que lhe dão a sensação de segurança no resultado. Não é um pensamento correto e nem garantido, muitas vezes por desconhecer a respeito de gestão ele se torna parte trabalhadora na empresa, em teoria o foco é sempre no aumento da produtividade e das vendas visando não correr riscos, ele é mais conservador no modo de administrar. Isso não quer dizer que muitos não alcancem o sucesso, mas o despreparo, a falta de conhecimento, a falta de persistência faz com que muitos quebrem já no seu primeiro ano.

“.. O sucesso é caminhar de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.” Winston Churchill.”

Por outro lado, existe o perfil do empreendedor. Afinal o que é um empreendedor? Empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, da área de conforto, do desejo e parte para a ação. A confiança em si mesmo, nos seus sonhos, além da sua persistência são exemplos de características de sucesso.

“… Sucesso é mais frequentemente alcançado por aqueles que não sabem que o fracasso é inevitável…”  Coco Chanel (estilista francesa).

O empreendedor é um realizador de novas ideias, em geral criativo e quando abre uma empresa tem intenção de fazer dinheiro para vender no auge dela, em geral o empreendedor possui uma característica diferente, ele é uma pessoa incomodada, sempre busca inovar no seu negócio para que ele o torne mais atrativo e passe a valer mais. O empreendedor por ser visionário costuma também apostar em novas criações.

Seguindo esse raciocínio, empreendedor, em geral é motivado pela auto realização e pelo desejo de assumir responsabilidades, superar desafios e ser independente.

Muitas pessoas hoje se intitulam empreendedor, mas o objetivo é ser empresário.

O empreendedor tem uma visão do resultado, acredita que a ideia dele dará certo no longo prazo, e também terá uma visão de como o mundo se comportará com essa nova ideia.

O interessante é que ele tem um comportamento ágil, ele não faz grandes planejamentos, faz apenas um plano de implementação.

É uma pessoa corajosa, pois arrisca em algo que acredita ser bom, assume os riscos e mesmo que não de certo de primeira ele é resiliente para mudar o que for preciso e continuar com seu objetivo até dar certo. E como faz isso?

“.. O sucesso não é final. O fracasso não é fatal. É a coragem de continuar que conta..,” Winston Churchill

Ele sabe que não tem que saber tudo, mas ele sabe estruturar uma equipe que seja capaz de fazer o que for necessário para conseguir chegar ao objetivo.

“… A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns…”  Abraham Lincoln

 

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

“As nossas decisões e ações têm um peso.”